Sobre o fim do G10: "Em 1975, após o retorno dos professores que haviam saído para obter o doutorado, o Departamento de Informática optou firmemente pelo lado acadêmico de ensino e pesquisa. Em conseqüência, o projeto G10 junto com uma significativa parte do corpo docente foi transferido para a recém-criada COBRA, empresa estatal que tinha por missão desenvolver e comercializar computadores e o respectivo software básico. Eventualmente o projeto G10 evoluiu, transformando-se no COBRA-500, que teve diversas unidades comercializadas no país. Esse, sem dúvida, foi um dos primeiros exemplos de sucesso de criação de spin-off, mesmo que involuntário e um tanto traumático." Fonte: http://www.inf.puc-rio.br/?page_id=1691
Reinaldo: Mas houve comercialização ao grande público? Li que esse computador foi para equipar fragatas que a marinha brasileira tinha comprado em inglaterra.
. : estamos falando de super ou computadores de médio porte. Popularização de PCs só a partir do final dos anos 90. Eu mesmo tive meu primeiro em 1997 :)
Amig@s, apesar do precioso apoio que o blog tem recebido no restauro de scans, a verdade é que continua a ser necessária ajuda! Se tiver experiência em Photoshop (ou outro programa de edição de imagens) e se tiver disponibilidade para alguns restauros, por favor entre em contato através do nosso email. Se não tiver experiência em restauros pode obter muitas dicas no excelente blog do Nick: http://restaurosdonick.blogspot.com.br
Muito obrigado!
Belíssimo trabalho!
ResponderEliminarGrande. Curiosa esta edição por causa da pratinha e tenho uma pergunta para o pessoal brasileiro: que fim teve o computador brasileiro G-10?
ResponderEliminarSobre o fim do G10: "Em 1975, após o retorno dos professores que haviam saído para obter o doutorado, o Departamento de Informática optou firmemente pelo lado acadêmico de ensino e pesquisa. Em conseqüência, o projeto G10 junto com uma significativa parte do corpo docente foi transferido para a recém-criada COBRA, empresa estatal que tinha por missão desenvolver e comercializar computadores e o respectivo software básico. Eventualmente o projeto G10 evoluiu, transformando-se no COBRA-500, que teve diversas unidades comercializadas no país. Esse, sem dúvida, foi um dos primeiros exemplos de sucesso de criação de spin-off, mesmo que involuntário e um tanto traumático." Fonte: http://www.inf.puc-rio.br/?page_id=1691
ResponderEliminarEbaaaaaaaaa, um dos antigos, coleção agradece demais, obrigado.
ResponderEliminarValeu,obrigado!!!
ResponderEliminarReinaldo: Mas houve comercialização ao grande público? Li que esse computador foi para equipar fragatas que a marinha brasileira tinha comprado em inglaterra.
ResponderEliminar. : estamos falando de super ou computadores de médio porte. Popularização de PCs só a partir do final dos anos 90. Eu mesmo tive meu primeiro em 1997 :)
ResponderEliminar