sábado, 12 de maio de 2012

Zé Carioca 919

E agora uma parceria com o blog
 Tralhas Várias! A revista é de 1969
e é uma partilha do João Borba.Obrigado
e divirtam-se com mais um Zé Carioca de uma
época "dourada" da Disney:)



Download
Scan: João Borba
Tratamento de Imagens: Quadradinhos Patópolis e Tralhas Várias

5 comentários :

  1. Wesley13/5/12

    Ao meu ver, esta capa chama atenção por dois motivos. O primeiro deles refere-se à evolução dos traços do Zé Carioca, em que observamos uma evolução cada vez mais acentuada no visual estético do papagaio. A começar pelo traje, uma camiseta listrada, substituindo o antigo paletó marrom, e um chapéu branco. Notem também a postura mais agressiva do Zé, que perde aquele ar pueril e polidamente educado de "bom moço" dos Anos de Ouro, e começa a ganhar aqueles trejeitos de "malandro carioca", já em fins dos anos 60! O urubu Nestor (que aparece desde a primeira história do Zé, uma tira desenhada por Paul Murry em 1942, "Como conseguir almoçar de graça") tem suas feições mais definidas, seu ar mais "esperto" e oportunista, ao mesmo tempo dócil, que o consagraria como o amigo mais chegado do Zé no universo de histórias da Vila Xurupita e dos morros do Rio de Janeiro. Finalmente, o segundo aspecto que gostaria de ressaltar nesta capa é que a mesma, diferentemente do costume adotado em várias outras edições anteriores (e posteriores), traz uma piada como cartão-de-visita da edição. Embora eu não me simpatize muito com esta fórmula, foi uma inovação interessante nas capas das publicações da Editora Abril, que costumavam repetir muito seus temas e personagens. Talvez a intenção fosse diversificar o repertório de imagens, afinal, a capa contribui para o marketing da publicação! Particularmente, aprecio mais as capas que fazem referência direta à história principal da edição. E vocês, gostam mais de capas "esporádicas" ou mais presas ao personagem ou à história-tema da revista? Obrigado ao Miguel e ao João Borba por esta postagem. Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Bruno13/5/12

    Vleu por ajudar nesse post,Miguel.
    Quanto a pergunta do wesley,eu acho que depende.

    Nas edições do tio patinhas e do Mickey,que costumam focar nas aventuras,investigação e mistério,cujas histórias podem ter média superior a 20 pág.,a capa de referência,a meu ver,é + aconselhável.

    Edições como Zé e Donald,com histórias em geral menores,focadas + no humor,pedem uma capa que reflita esse espirito.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Wesley14/5/12

    Oi Bruno, concordo em parte com sua afirmação. Compreendo que, nas revistas do Donald e Zé Carioca não há uma "história de capa", normalmente com maior número de páginas e envolvendo um enredo mais elaborado e grandes aventuras. Neste caso, as capas "esporádicas" tais como muitas daquelas em que vemos Banzé, Tico e Teco, Pateta e outros personagens, seriam mais adequadas, pois o enfoque está no humor das histórias normalmente curtas, nelas publicadas. Em contrapartida, não acho atraente, esteticamente falando, o tipo de capa como esta acima, em que vemos uma "piada" ou história de 1 página estampada na abertura da edição. Discordâncias à parte, agradeço a interação e obrigado pelas idéias e esclarecimentos que você têm trazido em muitos comentários que deixo neste maravilhoso blog. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. É a 1ª parceria TV-QD / QD-TV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Andreyl! Já tivemos algumas no passado. Lembro por exemplo o DE "Os Ricaços" da Morumbi :)

      Eliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons