sábado, 2 de agosto de 2014

Uma pausa nas férias para te desejar...Feliz 50º Aniversário meu Amigo!


.
Há 50 anos, os leitores da revista "Topolino #453" descobriam um novo pato Disney. Chamado Paperoga naquela versão italiana, é conhecido em Portugal e Brasil como Peninha. E vive para aterrorizar o pato Donald.

Curiosamente, essa banda desenhada, apesar de estreada em Itália, era uma criação dos Estúdios Disney norte-americanos, mais exactamente do argumentista Dick Kinney (1917-1985) e do desenhador Al Hubbard (1915-1984), responsáveis igualmente pela criação de Urtigão ou do Agente 00-Duck. O Peninha original, aliás Fethry Duck, apresentava algumas diferenças em relação ao que conhecemos hoje: já usava a camisola comprida com a risca negra a meio, mas na altura não era amarela como nos habituámos a ver: na versão italiana surgia vermelha, embora na primeira publicação americana fosse lilás; o gorro combinava com ela, mas debaixo dele aparecia uma farta cabeleira desgrenhada e não os atuais poucos fios de cabelo. (continua...)



O seu carácter era igualmente díspar: adepto da cultura beat e de ioga, não deixava antever ainda o herói contemporâneo, distraído, trapalhão e cheio de boas (?) ideias com maus resultados, embora já conseguisse exasperar o seu primo Donald, já de si propenso a explodir. Não inocentemente, essa história inaugural chamava-se “The Health Nut” (“Fome para Fortalecer” na tradução brasileira que chegou a Portugal pouco mais de um ano depois) e nela, a súbita chegada de Peninha, com estranhos hábitos alimentares, alterava completamente a pacata rotina de Donald.

 Os leitores gostaram da personagem e rapidamente foram criadas novas histórias, muitas delas com assinatura dos estúdios Disney no Brasil. Dentro da tradicional estrutura das narrativas aos quadradinhos Disney, Peninha conquistou uma namorada, Glória, quase tão aluada como ele, e um sobrinho, Biquinho, muito traquinas. Durante muito tempo colega de Donald como repórteres do jornal "A Patada", propriedade do tio milionário Patinhas, nos anos 80, chegou a presidente da Câmara de Patópolis, tendo rapidamente levado a que o caos se apoderasse dela.

Nas histórias italianas, mais recentes, incluídas nas revistas Disney actualmente editadas em Portugal, também faz dupla com o seu primo, mas agora como agente secreto ao serviço da P. I. A. (Patinhas Intelligence Agency), sob as identidades de Me-Se 12 e Qua-Qua 7. Mas, 50 anos depois, com Peninha como agente secreto, jornalista, autor de BD ou ainda bombeiro, guia turístico, canalizador ou passeador de cães – outras das muitas profissões que ele já desempenhou – podemos ter certeza de uma coisa: onde ele surgir, a confusão vai instalar-se e, se estivermos deste lado do papel, vamos ter diversão pela certa. Algo que o pobre Donald raramente experimenta!

As características do Peninha, propensas para despertar o riso, rapidamente levaram à criação, nos estúdios brasileiros, de diversos alter-egos, o mais famoso dos quais o Morcego Vermelho. Nascido em 1973, é um super-herói trapalhão, cujo esconderijo é uma lata de lixo e que utiliza para combater o crime com diversos artefactos criados pelo professor Pardal, como o pula-pula-morcego, a corda-morcego ou a mota-morcego. Pena das Selvas, uma sátira a Tarzan, e Pena Kid, um cowboy que cavalga um cavalo… de pau, foram duas outras versões do pato distraído. 

Curiosamente, as aventuras dos dois são criadas pelo próprio Peninha, enquanto autor das bandas desenhadas publicadas no jornal A Patada. Pena das Cavernas, Pena Rubra, o vicking, Pena das Arábias ou Pena Submarino, foram outras versões que, no entanto, tiveram menor êxito.

Fonte: texto publicado no JN de 02/08/2014

16 comentários :

  1. Os artistas brasileiros reinventaram o Peninha, dando um toque dinâmico e humorístico que este não tinha originalmente (algo semelhante ocorreu com o Zé Carioca). O morcego vermelho surgido numa Edição Extra em 1973 (e outras mais em anos seguintes) são pertencentes a uma belíssima fase dos quadrinhos nos anos 1970. Parabéns, Peninha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante algum tempo, estava convencido de que o Penina nasceu no Brasil... Sinal do meu apreço pelos criadores das histórias mais engraçadas da Disney!

      Eliminar
  2. Anónimo2/8/14

    O Trapalhão mais amado da Disney. Sou apaixonado pelo Pena. Já comprei minha edição de 50 anos. Recomendo a todos.
    (João Carlos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoraria ter essa edição mas infelizmente não será publicada aqui :( snif

      Eliminar
    2. Talvez por os direitos serem do Brasil e não da Itália... será complicado. Mas, sempre podemos relembrar à Goofy, enviando-les mensagens sobre este grande aniversário - que verdade seja dita, as editoras portuguesas SEMPRE deixam escapar estas oportunidades de fazer negócio!....

      Eliminar
    3. Anónimo3/8/14

      Goofy não...Goody ;)

      Eliminar
  3. Merecida homenagem! Vocês são demais! ;) Abs

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que lançaram uma edição de 50 anos do pena, que massa.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/8/14

    Peninha é gente boa, ao contrário desses aí, que é gente ruim:
    youtu.be/BqeEDDxu9X4
    youtu.be/Fd0MbrEq7AU

    Então é isso aí, umas boas férias pessoal, mas toma cuidado com os LEÃO e os COCODRILO!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/8/14

    Peninha com 50 anos e com aquela cabeça avoada?? kkkkkkk... Sou suspeito de falar, pois, de longe, é o meu personagem preferido no universo Disney. Amo todas as histórias dele, dos anos 70 e 80. A partir dos anos 90 devem ter mudado o desenhista, pq ele ficou com feições beeem diferentes (não só ele, os demais personagens também) e perdeu a graça. Quer dizer... as histórias começaram a ficar sem graça e parece que ele perdeu um pouco da personalidade que tinha nos anos 70 e 80. Abraços a todos!! ALEX - PORTO ALEGRE

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por mais este ótimo scan, e tenham boas férias.

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente...até 2 dias atrás,eu lia o essencial Disney "Donald e seus Primos" antes de ver este post e ri muito com a hilariantes
    "Bombeiros,A União Faz A... Foto e Mestres Confeiteiros"...onde o Peninha divide com maestria o protagonismo com o donald!

    ResponderEliminar
  9. Depois de ler várias hqs da dupla Kinney & Hubbard com o Peninha, cheguei a conclusão que ele originariamente era mais "assustador", parecendo QUASE uma versão quadrinística do 'Cable Guy' que o Jim Carrey interpretou. Um aloprado obcecado com a idéia de "incrementar" a vida de um sujeito pacato. A versão brasileira e, principalmente, a italiana amenizaram esse lado. A brasileira deu a ele um humor mais escrachado e a italiana um ar mais 'fofo'. Mas seja qual for a maneira como o Peninha é apresentado ao público, o que conta mesmo é a sua relevância como um personagem que serve para quebrar de vez qualquer ar pomposo dentro da tradicional Família Pato (Donald, Margarida, Patinhas, Donalda, Gastão e HZL), conferindo a essa um lado cômico ainda mais acentuado.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao peninha e ao blog por essa homenagem!!! Parabéns miguel!!!

    ResponderEliminar
  11. Sério? as historias do Peninha são brasileiras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Peninha é uma criação Americana mas várias histórias, nomeadamente as dos anos 80 publicadas na Abril, são Brasileiras. Por outro lado todos os spin-offs (Pena Kid, Pena das Selvas etc) e o alter ego Morcego Vermelho, são criações Brasileiras :)

      Eliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons