segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Zé Carioca 1317 (número na capa corrigido)


Agradecimentos

Scan: 
Carlos Miranda
Restauro: Almir


Esta capa necessitou de um trabalho de reconstrução das letras por baixo do titulo. Isso levou a que em vez de 1317 surgisse o nº 1337! Um pequeníssimo erro já corrigido pelo Almir. Novo arquivo disponível para download! 

6 comentários :

  1. Engraçado: o numero desta edição é 1317 mas a revista tem o numero 1337. lol

    ResponderEliminar
  2. Ups...
    Lapsus calami...
    Algumas revistas apresentam parte do texto, principalmente na lateral, muito apagadas ou rasuradas, e por vezes é necessário inserir um novo, utilizando uma fonte o mais próxima possível da original.

    Provavelmente foi o caso desta HQ, mas por erro exclusivo meu, o número foi trocado. Em breve enviarei nova capa ao Miguel para atualização.

    Agradeço o alerta.

    Almir

    ResponderEliminar
  3. Ahhhh pensei que tivesse sido erro da publicação e seria uma raridade. lol

    Agora outra pergunta: Vocês conseguem reconstituir tudo como se fosse quase original? Tem aí uma capa (do mickey 8 da morumbi) que precisa de ser reconstruida. Eu vi num blog (não sei onde) que refez um quadro de uma forma incrivel. Quem olha para esse quadradinho e o quadradinho original não consegue ver a diferença.

    Vocês são os mestres. Deviam tirar um curso de desenhadores e desenhar e escrever novas histórias disney como os mestres disney. Estamos necessitados de voltar aos anos 60, 70, 80. :)) (estamos fartos dos italianos e seus desenhos gordos e cores fartas... - apesar das piadas actuais que também são muito boas)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Nós tentamos manter ao máximo as características originais das revistas mas por vezes não temos outra alternativa a não ser reconstruir partes das capas ou páginas interiores. Tentamos sempre arranjar scans alternativos dessas páginas mas nem sempre é possível. Nesse caso entra em campo o talento de pessoas como o Almir que faz magia a "limpar" os scans, a construir novas margens ou a redesenhar porções apagadas pelo tempo.

    Quanto ao curso de desenho...bondade sua :) Falo por mim...sou péssimo a desenhar. Acho que se tentasse desenhar o Donald ou o Patinhas eles ficariam parecidos com 2 batatas ;) Apesar de também não ser grande fã dos desenhos Italianos é melhor deixar essa arte para quem sabe!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Ohhh é uma pena. Tenho imensas saudades do anos 70,80. Eu li uma entrevista (não sei onde) em que o Victor Civita dizia que no inicio da publicação das revistas disney no brasil, o desenho dos personagens que eram desenhados pelos artistas brasileiros tinham que ser rigorosos. Dizia ele que antes da publicação, as histórias eram revistas pela casa mãe. Mas no inicio dos anos 70 quando os italianos pegaram na elaboração de histórias, os personagens eram um pouco diferentes. Para além disso eles criarem personagens novos como o Superpato ou o metralha veterano (não sei porque o coa trata o veterano por metralha, enquanto o vovo metralha - diferente do veterano - é tratado por vovo metralha). Apartir do inicio dos anos 90 com o desaparecimento dos mestres as histórias disney passaram a vir de itália e isso afastou muitas pessoas (o parecimento dos computadores e da internet também contribuiu para a decadência). Mas a escola disney nunca devia ter deixado de produzir desenhadores fieis aos personagens. Infelizmente tirando o Don Rosa, não têm aparecido ninguem. Os italianos têm de facto muita piada mas os seus desenhos...

    ResponderEliminar
  6. Duas histórias do Mestre Canini nesta edição: coisa rara. Agradecido ao Carlos Miranda pelo scan e ao Almir pelo excelente trabalho de restauração.
    Por falar nisso, Miguel e Almir são verdadeiros mestres da arte digital e quanto aos desenhistas italianos são muito bons (Carpi, Scarpa e Cavazzano). Claro que Barks é o mestre dos mestres e gosto muito do estilo dele (também faço desenho a mão e tomo ele e Burne Hogarht como referência, aliás, eu desenho melhor com lápis que digitalmente... :p ).

    ResponderEliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons