sábado, 21 de fevereiro de 2015

Jogo do Quarteto (com caixa arquivadora)

E tal como prometido o blog posta hoje o Jogo do Quarteto! Uma diversão para 2 a 4 (ou 4 a 5) pessoas que foi disponibilizada no final dos anos 70 em algumas revistas Disney. Esta coleção só foi possível graças ao Reinaldo e ao Matheus Bittencourt que providenciaram os scans e ao Nick que fez um notável trabalho de restauro! Estes 3 amigos merecem o nosso profundo agradecimento!

Agradecimentos

Scans: 
Reinaldo e Matheus Bittencourt
Restauro: Nick
Dica para baixar Filefactory (clique)

15 comentários :

  1. Bacana ver este jogo completo na net (quem sabe em breve o consiga no papel também). Deixo o meu agradecimento ao Miguel (que sempre se empenha para perpetuar a memória digital dos nossos quadrinhos antigos e nos ajuda na nobre arte da restauração digital), ao Matheus por completar a coleção dos que faltavam e ao Nick pelo ótimo trabalho que vem fazendo na restauração.

    ResponderEliminar
  2. Fernando Alberto22/2/15

    As 40 cartas de baralho + 2 cartas com as regras para jogar + a caixa arquivadora foram disponibilizadas em ''Tio Patinhas'' de nº 358 a 360, de 1995. Obrigado a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas 40 fichas que saíram no TP 358 a 360 eram uma reedição do Jogo do Quarteto. Penso até que as figurinhas de baixo eram coloridas! Estas são as originais postadas no Almanaque Disney 102, Mickey 325 (caixa), Mickey 326, Pato Donald 1460, 1462 e Zé Carioca 1461 e 1463 :)

      Eliminar
  3. Fernando Alberto22/2/15

    De um ''O Pato Donald'' obtido na rede, o de nº 1460, de 1979, pude observar pequenas diferenças entre a cartela de fichas que trazem os principais vilões entre aquele gibi e a aqui apresentada. Como se explica isto? Era assim mesmo, as fichas nem sempre eram exatamente iguais ou pode haver contaminação do original com a reedição?
    Obrigado pela atenção e pela disponibilidade deste passatempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tipo de diferenças Fernando? Os desenhos são os mesmos...Podem existir pequenas diferenças em relação ao posicionamento deles em relação ao exemplar que possui. Um pouquinho mais chegado à margem esquerda ou direita etc! Eu duvido que as impressões tenham sido todas exatamente iguais mesmo sendo a mesma revista!
      Não há "mistura" entre as fichas originais e as da reedição!
      Abraços

      Eliminar
  4. Fernando Alberto22/2/15

    Miguel, o posicionamento das figuras são diferentes, isto é guardam um sequência diferente dentro da cartela. O ''design'' também é diferente, com as figuras mais distantes entre si e a parte central em branco mais larga e com a seguinte frase: ''Parte integrante da revista O Pato Donald 1460. Não pode ser vendido separadamente''. As cores são mais esmaecidas, isto é, o scan aqui apresentado tem cores mais vibrantes, mas isto pode ser por causa da qualidade.
    O que seria isto? Houve mais de uma tiragem, com diferença entre elas? Desculpe tantas perguntas e tantas dúvidas! Mais uma vez obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ok, já percebi! Em relação à sequência e ao distanciamento entre as figuras é fácil explicar. Nós recebemos as cartas recortadas. Ou seja não recebemos a página. Daí não sabermos qual a sequência original nem como era o espaçamento entre as figuras! A parte central com a frase "'Parte integrante da revista O Pato Donald 1460" também está explicada...como referi recebemos as figuras já recortadas! Quanto ás cores. Isso depende do scan, do estado de conservação e de uma coisa muito importante que refiro sempre...é impossível que as cores fiquem exatamente iguais ao original! Estamos a falar de duas realidades diferentes. Uma é o desenho em papel outra é o desenho digital. São duas plataformas distintas. Nós tentamos ao máximo preservar os desenhos e cores originais mas ao mesmo tempo estamos a trabalhar com scans que (mesmo em bruto) já são diferentes dos originais em papel. O scan restaurado é uma adaptação aos computadores e tablets. É como se fosse uma "impressão em bytes" em vez de papel ;)

      Eliminar
  5. Parabéns e obrigado pelo jogo. Gostaria de saber se vc podem dar alguma informação sobre um antigo jogo que saio no final dos anos 70 e, que veio nos gibis Disney. Chamado se não me engano de " O Jogo dos Piratas". Nunca vi o jogo e não sei dar mais detalhes, apenas li alguns anúncios nos gibis da época. Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha parte desconheço João! Pode ser que alguém saiba de que jogo se trata! []s

      Eliminar
    2. O nome desse jogo é esse mesmo João "O jogo dos Piratas" e saiu as partes em três revistas. No AD 99 veio a primeira parte do jogo, depois no MK323 e por ultimo no TP 170.

      Eliminar
    3. Pensado bem acho que já me tinham falado nesse jogo. Terá sido o Nick? Acabei por me esquecer de fazer o pedido! Assim que possa (e encontre uma imagem desse jogo) faço-o! Parece ser interessante :)

      Eliminar
    4. Miguel enviei uma imagem pra você por email.

      Eliminar
    5. Recebida! Obrigado Nick!
      []s

      Eliminar
  6. Fernando Alberto23/2/15

    Obrigado Miguel, agora acho que está tudo esclarecido. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Já ouvi falar deste jogo do pirata em anúncios (tinha peças e mapas), mas se eu conseguir algo enviarei pro QP. Todos devem compreender que brindes são difíceis de se conseguir, especialmente se tratando de décadas atrás. As figurinhas as que mandei estavam destacadas da cartela e como as misturei, não lembro mais de que revista eram. A única coisa que posso afirmar é que são das revistas da década de 70 e não da reedição.

    ResponderEliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons