domingo, 13 de outubro de 2013

Disney Especial 36 - Os Pescadores


Agradecimentos

Scan:
Nemo
Restauro:
Quadradinhos Patópolis


16 comentários :

  1. Uma novidade para mim, nunca este me passou pelos olhos.
    É agora! Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Carlos13/10/13

    Bela pescaria no Quadradinhos Patópolis hoje... Obrigado ao Nemo por mais esse.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13/10/13

    QP fisgando mais uma legião de fãs.
    Obrigado pela belíssima postagem.
    Almir.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13/10/13

    Um domingo muito especial com mais um DE inédito. Muito obrigado ao Nemo e ao Miguel por mais este.
    João e Néia

    ResponderEliminar
  5. Belo exemplar de Disney Especial. Grato.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13/10/13

    Nunca li este! Obrigado, Nemo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13/10/13

    Obrigado Nemo e Quadradinhos Patópolis.
    Alain

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14/10/13

    Blz. Obrigado pelo trabalho rapazes. Só uma observação. Pode parecer estar reclamando de barriga cheia oque vou dizer, mas espero que não vejam assim. Bom, eu pareço ser um daqueles que faz parte da minoria quando se refere a preferir os scans dos gibis, (por pior que sejam seus estados de conservação) em seu estado natural de desgaste. Infelismente, eu vejo muitos scans por ai que lamento dizer, é uma perda de tempo de quem os disponibilizou. Pois por terem feito de tal forma, artificializam toda a obra. Simplesmente alteram todas as cores do gibí original, consequentemente a escência do mesmo. Gibí pra mim é como um quadro de picasso ou de Da Vincci. Ele tem que ser fiel as suas cores originais. Pouco importa se esteja rasgado, amassado, com as cores apagadas pela insolação, pelo tempo... E daí? Issó é um gibí, ora bolas. Suas cores e seus desgastes falam de sí mesmo. Alterar isso ao meu ver perde toda a graça. Eu lamento ver que os scans de gibis brasileiros não seguem os exemplos dos excelentes scans dos "comics" americanos, que estão disponíveis as centenas com todas coleções praticamente completas, mas sem alteração das cores consequentemente da excênia original do gibí. Estão ai, é só baixar via torrent e quem quizer pode constatar oque estou falando. Existem praticamente todos os números da "Little Lulu", (Luluzinha aca) por exemplo, disponível em torrent, que eu já baixei há pelo menos uns 7 anos atrás, mais ou menos. E fiquei feliz em ver em cada um deles as marcas do tempo, os desgastes, os riscos, os ranhados, os rasgos, as cores desbotadas, tudo. Fico feliz, pois isso é oque se chama amar ler os quadrinhos. Um estado do gibí fala dele mesmo de uma forma tão reveladora, além da leitura ele fala de quem leu ele, do tempo que passou até ele chegar até aqui.... Acho tão bom ver o relevo das paginas nos scans bem feitos. Aliás, nem precisa ser um scan bem feito, basta ser um scan fiel ao gibí sem a dita "restauração", que ao meu ver se chama "destruição", artificialização. Mas fazer oque. Infelismente devido aos avanços existente hoje em relação a edição de cores e de imagens, as pessoas por detrás dos trabalhos de trazer os gibís ao mundo digital, acham que também tem que aplicar o processo de edição de cores nesses trabalhos, oque eu acho que é destruir a obra original, pois tira tod oo encanto das cores e do gibi como um todo. Fazendo com que o scan seja apenas mais uma artificialização que temos hoje em dia, por aí, dadas todas os recursos de manipulação de imagens disponíveis. Bom, é claro que pode ter outros que pensam exatamente o contrário de mim, e por essa razão, acho que todos os trabalhos de scans, deveriam ser disponibilizados em duas formas nos blogs: Em sua forma original, sem tratamento, e posterior ao tratamento, com as ditas "melhorias". Dessa forma todas seriam felizes. Bom, seria bem mais trabalhoso, é verdade, mas valeria a pena.. Obrigado pelo seu tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito muito a sua opinião e de certa forma concordo consigo.Por vezes os restauros desvirtuam por completo as revistas originais. Mas acho que faço justiça ao QP quando digo que uma das nossas maiores preocupações é precisamente a de manter o máximo das características originais das revistas. É verdade que nenhuma revista era,por exemplo, tão "branca" nas margens, mas no seu estado original elas tb não eram tão amareladas como estão agora devido ao "castigo" do tempo. Depois temos de compreender que existe uma adaptação aos tempos modernos e à tecnologia agora disponível. Uma revista restaurada com remoção de amarelado e com um avivar ligeiro de cores está melhor adaptada (na minha opinião) à leitura nos tablets e PCs modernos! Posso-lhe garantir que existe um respeito muito grande pelo trabalho dos artistas que fizeram estas revistas e é isso que tentamos "imortalizar"É impossível os restauros ficarem exatamente iguais aos originais.Uma revista mesmo que seja só escaneada sem qq tratamento já vai ficar diferente da revista no seu estado físico quer seja em termos de luminosidade ou tonalidade de cores...é só experimentar e verá :) De qq forma agradeço o seu comentário e espero que mesmo com as revistas restauradas aprecie o trabalho dos fantásticos colaboradores do QP! Abraços

      Eliminar
    2. Anónimo14/10/13

      não podemos esquecer que os scanners nos entregam imagens geralmente sem contraste e que exigem algum tipo de edição. É desagradável ler revistas no estado bruto, na verdade devido à falta de contraste, é difícil ler os textos...

      Eliminar
    3. Gostei de ler ambas as opiniões. Concordo com tudo o que foi dito.
      Abraços.

      Eliminar
    4. A restauração - no verdadeiro sentido da palavra - é simplesmente deixar a revista como ela era quando nova (estado de banca). Obviamente manchas, rasgados, riscos, etc. não são partes integrantes da revista. Com isso fica claro qual é o objetivo da restauração: deixar o mais parecido possível com o original e agradável para ler no computador. Coleciono gibis e realmente não há prazer maior que ler o original (mesmo desgastado pelo tempo). Porém, a restauração que é aplicada aqui preserva (tanto quanto possível) o original (em estado de banca).

      Eliminar
  9. Obrigado Nemo e Miguel. Esse eu não lembro de ter lido :)

    ResponderEliminar
  10. Obrigado,logo mais lerei.

    ResponderEliminar
  11. Sou um grande fã de quadrinhos principalmente os da década de 70 e 80 e é muito bom ler uma HQ original onde podemos observar a textura do papel, sua impressão e cores originais, isto sem contar com o desgaste e estragos sofridos ao longo do tempo, pois temos revistas com mais de 40 anos de idade, e transferir tudo isto para um scan seria ilógico pois perderíamos muito em qualidade para leitura nos modernos equipamentos que dispomos hoje em dia para tal, isto sem contar com a apresentação gráfica. Portanto devemos ter em mente, que os scans a nós disponibilizados por estas magnificas pessoas que dedicam muito de seu tempo para nos proporcionar a leitura de verdadeiras raridades, não deve ser simplesmente, uma cópia qualquer porque isto desestimularia tanto o trabalho do restaurador quanto os leitores. E mais uma vez torno a agradece-los e pedir-lhes que continuem a fazer scans.

    ResponderEliminar
  12. Bacana demais! Pela grandeza de vcs que compartilham estes scans, minha coleção está só aumentando! muito obrigado!!!

    ResponderEliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons