domingo, 3 de junho de 2012

Pato Donald 86 (Ed. Morumbi)

Mais uma revista da Morumbi (1984) onde
a editora preferiu dar o destaque
da capa a um passatempo...
Destaque para a história "Resoluções Perigosas"
de Mestre Barks! Agradecimentos ao EsquiloScans
pela partilha e ao Nuno Silva pelo ótimo restauro!



Download
Scan: EsquiloScans
Tratamento de Imagens: Nuno Silva

4 comentários :

  1. Anónimo7/6/12

    Obrigado, EsquiloScans e Nuno Silva! Eu tenho esta revista e posso dizer que o restauro foi bom, embora talvez não óptimo porque, por exemplo, comparando esta capa com a do inducks, a do inducks tem as cores mais... naturais, tal como o televisor Philips ;)

    Mesmo assim está bom, já vi restauros de revistas com alterações nas cores bastante mais acentuadas (normalmente mais claras). Claro que também é uma questão de gosto pessoal, suponho que com as cores alteradas as marcas da própria revista talvez sejam menos visíveis, mas por outro lado não gosto quando as cores afastam-se do original. De qualquer maneira, força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Já tive oportunidade de dizer algumas vezes que as capas do inducks tb são restauradas muitas vezes!Não podemos tomar como "corretas ou incorretas" as cores que estão lá! Neste caso o Nuno Silva teve o cuidado de deixar a revista o mais natural possivel. Aliás fica o link do scan original da capa e poderá comprovar http://img43.imageshack.us/img43/1325/pdpt8601.jpg

      Eliminar
    2. Anónimo21/6/12

      Neste caso, tendo eu a revista, apenas constatei que as cores da capa do inducks estavam mais próxima do exemplar real. De qualquer forma, decidi eu próprio também experimentar digitalizar a capa da revista que eu tinha e comparar com o scan original da capa que está aí. O resultado não foi muito diferente desse aí, tirando o facto da minha revista ter muito mais marcas, além de ter sido agrafada e de ter fita-cola. Aliás, se esse é mesmo o scan original sem tratamento, faz-me ter uma certa inveja, a maior parte das minhas revistas mais antigas está em muito pior estado, talvez pelo uso dado não só por mim mas por outros membros da minha família.

      Para concluir, cheguei à conclusão que o próprio programa de digitalização do scanner fazia uma correção automática às cores da imagem digitalizada, algo de que ainda não me tinha apercebido e que suponho que deve acontecer com outros scanners. De qualquer forma, é óbvio que não se está à espera de resultados profissionais, e a alteração de cores neste caso não é tão acentuada como noutros casos que se vêem por aí na net e que são resultado, penso eu, mais do tratamento gráfico do que da digitalização em si.

      Eliminar
  2. Boas. Em primeiro lugar quero realçar que além de mim e os EsquiloScans também está envolvido o Miguel e o QP.
    É importante ouvir as opiniões de quem lê as revistas e tentar melhorar, mas neste caso, e com o material que é usado para o trabalho de restauro, não se pode melhorar muito o produto. Por certo que a maioria do pessoal que se dedica à recuperação das revistas usa material para fins domésticos (eu incluído) e não para artes gráficas.
    Aqui fica a explicação muito sucinta para algumas dificuldades que experimentamos no restauro.
    Um abraço para todo o pessoal.
    Nuno

    ResponderEliminar

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons